segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Conversão de imagens para ASCII

Esta ferramenta permite a conversão de imagens para carateres do código ASCII

Feito em http://www.glassgiant.com/ascii/

Testes:







Ferramenta “ASCII Generation”


Esta ferramenta é um gerador que permite criar arte gráfica ASCII (decimal) a partir dos caracteres registados 



A fonte utilizada foi a "univers" e o resultado foi este:

Ferramenta “Código ASCII”

Esta ferramenta é um conversor que fornece os códigos ASCII para cada caracter introduzido.

Resultado:





TEXTO - Padrões de Codificação de Caracteres: Código ASCII e Código Unicode

Padrões de Codificação de Caracteres


Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres (representações de grafemas ou unidades similares a grafemas como as que compõem um alfabeto ou silabário utilizados na comunicação através de uma linguagem natural) com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos eléctricos com o objectivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicação. Exemplos comuns são o código Morse que codifica as letras do alfabeto latino e os numerais como sequências de pulsos eléctricos de longa e curta duração e também o ASCII que codifica os mesmos grafemas do código Morse além de outros símbolos através de números inteiros e da representação binária em sete bits destes mesmos números.



ASCII

ASCII (American Standard Code for Information Interchange) designa uma tabela de código desenvolvida nos Estados Unidos da América na década de 60, dada a necessidade de criar um padrão que pudesse ser utilizado por todos os computadores, facilitando assim a comunicação entre eles e a troca de dados que esta implica.
A tabela ASCII utiliza conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres, muito deles adequados apenas à língua inglesa.
Apesar de ter sido uma enorme inovação e de  grande parte das codificações de caracteres atuais se terem desenvolvido a partir dele, este padrão de codificação apresenta grandes fragilidades ao mudar de linguagem como por exemplo na utilização do alfabeto árabe e consegue suportar apenas um número limitado de caracteres, 256.



Unicode

Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Publicado no livro The Unicode Standard1 ,2 o padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres3 , um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição, ordenação alfabética e renderização.


Fontes

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Representação digital da informação

A representação digital da informação é a primeira característica dos sistemas de multimédia; qualquer valor numérico, letra, carácter, ou outro tipo de informação pode ser codificado sob a forma de um conjunto de bits, no que se designa por “informação digital”.

Grandezas informáticas


Os sistemas informáticos processam informação de muitos tipos (texto, números, imagens, sons) devido ao software com que operam só que  ao nível do hardware trabalham fundamentalmente com base no sistema numérico binário.
Actualmente existem diversas grandezas informáticas, como podemos observar na tabela abaixo:



1 Byte = 8 bit (capacidade de armazenamento)
Múltiplos: Kilobyte, Megabyte, Gigabyte, 
Terabyte, Petabyte, Exabyte, Zetabyte, Yotabyte.






Fontes:

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Multimédia

Tipos de média:

Com o objectivo de criar sistemas e aplicações de multimédia utilizam-se diversos tipos de Media, entre os quais se destacam:

  • texto;
  • imagem;
  • video;
  • audio;
  • animações;
  • gráficos.


Classificação:

-Quanto à sua natureza espácio temporal

Estáticos
  • agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, são eles: texto e imagens.
Dinâmicos:
  • agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico (áudio, vídeo e animação).


-Quanto à sua origem

Capturados 

  • Quando são resultantes da recolha de informação do exterior para o computador, utilizando para tal hardware, como microfones e câmaras de vídeo bem como o software adequado;

Sintetizados

  • Quando são produzidos pelo computador, sem que seja necessário qualquer captação de informação prévia, como acontece com gráficos, animações e áudio. Para tal é necessário o hardware (rato, teclado) e software adequado. 

Classificação dos tipos de Média
*algumas das classificações presentes neste quadro não estão necessariamente corretas trata-se de uma generalização, por exemplo, no caso das imagens, estas podem ser sintetizadas, no caso de serem fruto de edições via computador.


Formas de divulgação de conteúdos multimédia

Classificação quanto à forma como são disponibilizados:

Offline

  •  Se a disponibilização dos conteúdos é feita utilizando suportes de armazenamento de dados, como os CDs,DVD's, pen drives, discos externos, etc. Estes suportes têm vindo a evoluir em termos de velocidade e capacidade de armazenamento.

Online

  •  Divulgação online significa disponibilidade imediata dos conteúdos multimédia.Quer esta divulgação seja efetuada a partir de dados armazenados no disco rígido do computador ou partilhados numa rede local ou global(World Wide Web).

Fontes:
http://tiposdemedia.blogspot.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia

Multimédia

Vamos iniciar agora uma abordagem aos tipos de multimédia, comecemos pelo seu conceito base...

Citações:

-“Multimédia não pode ser experimentada sem a tecnologia, pois é a tecnologia que cria a experiência – multimédia não se limita à mensagem, mas é igualmente uma função do meio, isto é, da tecnologia.”
Gonzalez, 2000
-“Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio electrónico”
Vaughan, 1996

Assim podemos dizer por outras palavras que a multimédia não está necessariamente
 ligada a um computador mas a algum aparelho eletrónico capaz de armazenar, processar, transmitir, representar, sob forma digital, informações, em que existe pelo menos um tipo de média estático e um tipo de média dinâmico.