Quem for aluno da escola S. Pedro pode visitar a esposição dos trabalhos feitos em photoshop pelos alunos de Aplicações Informáticas junto da biblioteca.
Boas Pessoal! Já só nos restam duas aulas convosco... É assim mesmo, os trabalhos já estão estão feitos e entregues, agora há pouco a fazer, os exames estão aí à porta, pelo menos para nós. E com os exames vêm as férias, essa é melhor parte até porque a gente já merece um descanso...
Nesta ficha foi-nos pedido para aplicar alguns conhecimentos adquiridos um pouco em todas as aulas, nomeadamente a introdução de variáveis e cálculo numérico, conjugando isto conseguimos obter o Índice de Massa Corporal(IMC) de uma pessoa, com o recurso à sua altura e ao seu peso.
Temos trabalhado no Visual Basic e por esta altura já vamos na ficha 7, pedimos desculpa, mas nesta unidade a partilha de trabalhos vai ser mais complicada...
A condessa Ada Lovelace foi uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de dados. É verdade, a primeira pessoa a desbravar o mundo "nerd" programando foi uma mulher muito instruída. Foi matemática e escritora e hoje é principalmente reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage.
Segundo historiadores, a maior contribuição de Ada Lovelace à programação foi vislumbrar que o computador mecânico poderia fazer outras operações além de simplesmente fazer contas com números.
Comecemos, então, por definir Programação: É o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação. Este é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito numa linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo directamente em linguagem de máquina. Um programador escreve, numa linguagem de programação, o código-fonte de um software. Este código indicará ao programa informático o que tem de fazer e de que forma. Para que o programador consiga comunicar com o computador e desenvolver os tais programas, necessita de utilizar a Linguagem de Programação. Esta permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai actuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais acções devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Portanto, a Linguagem de Programação dá instruções ao computador, permitindo definir um determinado programa. As linguagens de programação costumam ser divididas, numa primeira análise, em:
Linguagem de alto nível - encontra-se mais longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana.No entanto, não é possível afirmar que "determinada linguagem pode ser mais humana que outra", tornando-se, então, numa definição um tanto subjectiva.
Linguagem de baixo nível - São linguagens totalmente dependentes da máquina, estando mais próximas do hardware.
Isto quer dizer que o programa que utiliza este tipo de linguagem não pode ser utilizado em outras máquinas.
Dentro deste grupo, podemos encontrar:
Linguagens máquina - esta linguagem ordena à máquina as operações fundamentais para seu funcionamento, sendo muito mais rápida que as linguagens de alto nível. Consiste na combinação de 0's e 1's para formar as ordens entendíveis pelo hardware da máquina.
Linguagens Assembly - derivado da linguagem máquina, formada por abreviaturas de letras e números (mnemotécnicos). Com o aparecimento desta linguagem criaram-se os programas tradutores para poder passar os programas escritos em linguagem assembler a linguagem máquina.
Diferença entre programa e algoritmo:
Programa - É um conjunto de instruções organizadas de uma forma lógica e previamente estabelecida, permitindo ao computador executar as tarefas que lhe são pedidas.
Algoritmo - Um algoritmo é, por conseguinte, um conjunto ou sequência de instruções de operações devidamente organizadas e orientadas para a resolução de um determinado problema ou para alcançar determinados objectivos. Um algoritmo pode ser escrito com o auxílio de uma linguagem natural, utilizando expressões específicas.
Olá pessoal, vejam o nosso mais recente vídeo no youtube, tem uma vasta compilação dos nossos trabalhos em CorelDRAW e Photoshop, esperamos que gostem!
Boas pessoal ! Esperamos que tenham aproveitado as férias da Páscoa, agora é altura de voltar ao trabalho. Assim sendo neste período iremos incidir em programação, som e video. Fiquem ligados.
Boas Pessoal !! Mais um período que passou a voar, esperamos que tenham gostado das nossas publicações, voltamos no 3º período com novos trabalhos e ideias. Boa Páscoa! Fiquem bem e não comam muitos chocolates =)
O som é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos ou gasosos. O audio digital é uma tecnologia que pode ser usada para gravar, guardar, gerar,manipular e reproduzir som usando sinais codificados de forma digital em código binário. O processo que envolve, na captação ou gravação, a conversão do som analógico para digital e, na reprodução, a conversão do som digital para analógico permite que o som seja armazenado e reproduzido por meio de um CD, MiniDisc ou DAT, de bandas sonoras de filmes digitais, de arquivos de áudio em diversos formatos, como WAV, AIFF, MP3, OGG, e de outros meios.
Os ficheiros de áudio digital podem assumir os formatos não comprimidos ou comprimidos, resultando ficheiros diferentes em tamanho e qualidade do áudio gravado. A compressão de ficheiros de áudio tem como objectivo reduzir o tamanho de armazenamento, de modo a ficar com qualidade semelhante. Ficheiros de áudio não comprimidos:
Waveform Audio- Formato de áudio digital nativo do sistema operativo Windows. Os ficheiros neste formato utilizam a extensão wav.
Audio Interchange File Format- Formato de áudio utilizado pelo sistema operativo da Apple. A extensão destes ficheiros pode ser aiff ou aif.
Audio-Formato utilizado pela Sun e pelo sistema operativo Unix. A extensão destes ficheiros é au.
Sound-Formato semelhante ao formato AU e utilizado inicialmente pela Apple. A extensão destes ficheiros é snd.
Musical Instrument Digital Interface-Não são propriamente um formato de ficheiro de áudio, mas, por armazenarem notas musicais, encontram-se nesta categoria.
Compact Disc Digital Audio- Formato usado para codificar música em discos comerciais. A extensão destes ficheiros é cda.
Ficheiros de áudio comprimidos: Com perdas
Motion Picture Experts Group- Família de standards para áudio e vídeo que inclui o MPEG 1, o MPEG 2, o MPEG 1 Layer 3 (MP3) e o MPEG 4.
Quick Time Audio- É, essencialmente, uma tecnologia MPEG 4, suportando áudio, vídeo e o formato MP3. A extensão dos ficheiros é qt ou mov.
Windows Media Audio- Formato de áudio digital da Microsoft desenvolvido como um formato alternativo ao MP3. A extensão dos ficheiros é wma.
Sem perdas
Apple Lossless Audio Codec- Formato disponível para ser usado com a Apple’s iTunes e o iPod. A extensão dos ficheiros é m4a.
Windows Media Audio Lossless- Formato da Microsoft disponível nas versões 9 e 10 do Windows Media Player. Usa a mesma extensão do formato wma.
Trojan faz-se passar por humano para enganar sistema CAPTCHA
A Kaspersky Lab descobriu o primeiro Trojan para Android – intitulado Podec – capaz de se fazer passar por humano e enganar o sistema de reconhecimento CAPTCHA. Este malware tem o objetivo de forçar a subscrição serviços de valor acrescentado a milhares de utilizadores.
Recentemente começamos a trabalhar com o photoshop, começamos por explorar as suas ferramentas e técnicas desde a alteração da cor do cabelo à recuperação, eis alguns dos trabalhos:
Boas pessoal ! Esperamos que tenham aproveitado a época natalícia e que tenham entrado no novo ano com o pé direito !! Quanto a nós, e aos nossos colegas, devido a problemas técnicos não nos foi possível, iniciar a publicação de trabalhos relativos ás nossas aulas mais cedo e assim regressamos para mais um período escolar onde começaremos por terminar trabalhos relativos ao corel draw.