domingo, 2 de novembro de 2014

Fontes Tipográficas

O termo fonte é geralmente confundido com tipo. Tradicionalmente, em tipografia, uma fonte refere-se geralmente a um tipo (ou Família Tipográfica) de um dado tamanho. Um tipo é um conjunto de desenhos correspondentes aos caracteres específicos de cada linguagem e são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão. 
As fontes tipográficas são armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas. Compreende um conjunto de desenhos, como caracteres alfabéticos, numerais, marcas de pontuação e outros ideogramas ou símbolos relativos à linguagem em questão desenhados segundo um conjunto de características ou estilo. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.

Tipos de Fontes:


  • Bitmapped


As fontes bitmapped são concebidas com uma certa resolução e tamanho específico para um tipo de impressora, daí serem bastante limitadas pois não podem ser impressas em qualquer tipo de impressora. Estas são guardadas com uma matrix de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas perdem qualidade. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.

Exemplo:Courier é uma das fontes mais populares do mundo e consiste numa fonte tipográfica monoespaçada que pertence às fontes bitmapped. É uma fonte inserida na família das fontes com serifa, proveniente da serifa egípcia. Foi criada por Howard G. Kettler em 1955, projetada para assemelhar a saída de uma batida de máquina de escrever. Este tipo de fonte suporta duas variantes: Courier New, Courier Standard (escaladas).


  • Escaladas

As fontes escaladas, ao contrário, das bitmapped, podem ser ampliadas sem perderem qualidade das suas formas. Estas como são vectoriais, são concebidas através de equações matemáticas, e têm a vantagem de poderem ser representadas para qualquer tamanho.Fontes escaladas: Type 1, TrueType e OpenType.

Exemplo:A Times New Roman é um tipo de fonte escalada. Consiste numa família tipográfica serifada criada em 1932 para uso do jornal inglês "The Times of London" e é considerada um dos tipos mais conhecidos utilizado em todo mundo, devido ao facto de ser a fonte padrão em diversos processadores de texto. Durante um ano, a Times New Roman ficou reservada para uso exclusivo do jornal "The Times", porém, passado algum tempo foi lançada ao mercado, sendo assim um tipo de letra bastante utilizado pela Microsoft Word como fonte padrão deste programa.





Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário